Quando o seu organismo não consegue vencer um processo anti-inflamatório, prepare-se: a doença vai bater a sua porta.
Para evitar os remédios industrializados, que muitas vezes resolvem o problemas, mas ocasionam efeitos colaterais. O ideal é que o organismo tenha imunidade suficiente para debelar o processo inflamatório e para contar com isso, alguns alimentos são capazes de dar uma força e tanto para isso, como o GENGIBRE.


O Gengibre é uma raiz rica em ativos que atuam principalmente no combate a inflamações das vias aéreas superiores (bronquite, sinusite e asma), garantindo descongestionamento e eliminando o acumulo de catarro.
Possui também selênio, que reforça a ação anti-inflamatória, e do ativo gingerol, que funciona como analgésico.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. 
O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. 
Recomenda-se ao usar o gengibre fresco, retirar a pele dele, com uma faca.

Excelente anti-inflamatório natural,  pode ser utilizado para vários problemas:

Dor de garganta: pode ser utilizado no tratamento da dor ou inflamação de garganta, pois tem ação analgésica, antisséptica e anti-inflamatória.


Chá de cravo-da-índia com gengibre

Ingredientes:

200ml de água fervente;
5 Cravinho da índia
1 rodela fina de gengibre

Modo de preparo:
Colocar a água fervente em uma xícara e acrescentar o cravo-da-índia e o gengibre. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber a seguir, várias vezes ao dia.

Emagrecimento: incluir o gengibre na alimentação, ajuda a eliminar calorias. Seu grande destaque é o fato dele ser um termogênico e acelerar nosso metabolismo, o que nos faz aumentar a queima de gordura corporal. Seu consumo pode nos fazer gastar até 10% a mais de calorias ao longo do dia, segundo estudos.

Suco detox - melancia e gengibre

Ingredientes:

2 Xícaras melancia cortada 
1 Colher (sopa)gengibre (ou 1/2 se você não for resistente)
Suco de 1/2 limão 
1/2 maçã pequena com casca
Chá verde 
Adoçante e gelo a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.
Dores no corpo: Compressas de gengibre, úteis em casos de nevralgia, inflamação das articulações (e dor), rigidez, problemas musculares, etc.
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações.
Fonte: https://circulobio.wordpress.com/2014/05/

Tendinite: utilizado como anti-inflamatório natural para tendinite, o chá vai ajudar a reduzir o inchaço dos tendões, tratando a tendinite.

Chá de gengibre e limão:

Ingredientes:
1 litro de água
1 limão
5 cm de gengibre descascado
    Modo de preparo:
    Em uma panela coloque a água e o gengibre e deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo, acrescentar o suco de limão e deixar amornar. Coar, adoçar e beber várias vezes ao dia.

    Ferimentos: como tem ação anti-séptica, pode ser utilizado compressas de gengibre sobre ferimentos evitando ou reduzindo infecções.
    Graças ao seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias (pode-se moer e acrescentar adoçante, mel, etc.) elimina a bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras

    Estimulante circulatório: Devido às suas características picantes, o gengibre é um estimulante circulatório, que promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea.

    Importante: antes de iniciar um tratamento com gengibre, consulte um profissional da saúde para maiores orientações.

    Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos e gestante só devem consumir com orientação médica.
    Fonte: http://www.tuasaude.com/anti-inflamatorio-natural/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre

    5 comentários:

    Jeanette disse...

    Olá , boas considerações , gostaria de saber se tem receita de como cristalizar gengibre com açúcar magro, low sugar.
    Grata e abs.

    Andréa Rodrigues disse...

    Olá Jeanette!
    Tenho utilizado muito o gengibre em várias receitas, mas ainda não sei como cristaliza-lo.
    Vou pesquisar e fazer alguns testes e se conseguir algo legal neste sentido, prometo que trarei essa novidade aqui no blog.
    Um grande abraço e obrigado pela sua visita ao blog.

    Penelope Penteados disse...

    Gostei muito do seu texto. Gengibre realmente tem muitos benefícios (eu naõ conhecia esse da compressa, obrigado por compartilhar). Eu já conhecia ele como compontentes de alguns sucos e chás por ler em sites como este. Mas eu queria perguntar se ele tem alguma ligação com os cuidados com a diabetes?

    Unknown disse...

    Gengibre pode ser consumido por pessoas com diabetes tipo 1?

    Unknown disse...

    Sou diabética tipo 1 e utilizo o gengibre a anos, compro bastante gengibre, lavo bem e coloco na vasilha com bastante água, fervo e vou tomando todas as noites em temperatura ambiente antes de dormir, e nunca me fez mal

    Postar um comentário