Vamos brindar?

Festas acontecem durante o ano todo: natal aniversários, casamentos e outros eventos. Conclusão: sempre vai ter alguém propondo um brinde. Mas e agora? 





Bem, antes de tomar qualquer decisão, você precisa de algumas informações.



1) Bebidas alcoólicas não são proibidas para diabéticos, com exceção nos casos informados pelo seu médico.
A maior parte do álcool consumido é metabolizado pelo fígado e outra parte saí pelo seu organismo sem ser metabolizado, não existindo diferenças entre um individuo com diabetes ao individuo sem diabetes. Porém precisamos entender que o álcool aumenta o risco de hipoglicemia para todos e para os diabéticos que consomem insulina ou medicamentos que estimulam a produção da mesma, esse risco é potencializado.



2) Os Alcoólicos Anônimos (grupo de auto-ajuda que presta serviços na recuperação de dependentes do álcool considera que existem pessoas qjá nascidas com tendência a abusar do álcool e para essas pessoas a unica maneira de escapar do alcoolismo é ficar longe da bebida, ou seja: evitar o primeiro gole.



3) Você também precisa levar em conta a composição da bebida, pois existem bebidas adocicadas que não devem ser consumidas por diabéticos.





4) Quais tipos de diabéticos são proibidos:

- Pessoas com antecedente de derrame cerebral;
- Doenças no fígado;
- Transtornos psiquiátricos;
- Histórico de alcoolismo na família;
- Aumento de triglicérides;
- Gravidez;
- Operadores de máquinas ou equipamentos perigosos;
- Dificuldade no controle da glicemia;
- Problemas digestivo;
- Outros conforme orientação médica.

Veja o artigo do respeitado Dr Mateus Dornelles Severo ao site da Sociedade Brasileira de Diabetes:


"O consumo de álcool pode causar doenças e aumentar o risco de morte. Por outro lado, o álcool também pode ajudar a prevenir problemas de saúde e aumentar a longevidade. Ora, como pode a mesma substância fazer mal e bem ao mesmo tempo? Chamamos isso de paradoxo clínico do álcool. O que define se o álcool fará bem ou mal é a quantidade e a maneira com que é consumido.
Para quem ainda não é diabético, o consumo de álcool em doses moderadas pode ajudar a prevenir a doença. Uma revisão de 15 estudos publicada na revista médica Diabetes Care em 2005 mostrou que o consumo diário de até 48 gramas de  álcool (o equivalente a duas taças de vinho ou duas garrafas de cerveja) estava associado a redução de 30% no risco de diabetes. Aparentemente, doses em torno de 30 gramas de álcool melhoram a sensibilidade a insulina, isto é, facilitam o funcionamento deste hormônio que ajuda nossas células a usar a glicose, o açúcar do sangue.
Em pacientes que já são diabéticos, o consumo moderado de álcool também pode ser benéfico. Um estudo israelense publicado em 2007 também na revista Diabetes Care evidenciou que o consumo de uma taça de vinho tinto ou branco todos os dias foi capaz de baixar a glicemia em jejum em 20 mg/dL durante os 3 meses de seguimento. Outro estudo, publicado na revista JAMA, com mais de 900 pacientes diabéticos idosos mostrou que o consumo de pelo menos 14 gramas de álcool por dia foi capaz de reduzir o risco de morte por doenças isquêmicas do coração em cerca de 80%.
Veja o artigo na integra, acessando o link:

Sendo assim, você entendeu que o álcool deve ser encarado com seus prós e contras e se você optar em não consumi-lo, não se preocupe, existem outras opções para brindar. Procure bebidas e brindes sem alcool ou faça você mesmo em casa, e tim tim!




Quer algumas dicas para fazer sua bebida?
Temos um post ótimo no blog sobre bebidas fáceis e sem açucar - tim tim. 


Fontes:
http://www.adj.org.br/site/saiba_mais_read.asp?id=1122
http://vilamulher.com.br/decoracao/noticias/champagne-sem-alcool-para-as-criancas-19-1-11502069-1244.html



0 comentários:

Postar um comentário