Era uma vez...

Uma cachorrinha Dálmata que as meninas ganharam em fevereiro de 2014. Ela tinha 3 meses e a Bia colocou o seu nome de Mel(que ironia para uma pessoa com diabetes).
Ela era pequenininha e fizemos um cercadinho para que os cachorros maiores do sitio não batessem nela e ela se tornou uma cachorrinha caseira. Também tínhamos medo de que algum morcego, porco espinho, tatu ou até alguma cobra pegassem ela a noite, e arrumamos um casinha e um cantinho pra ela dormir na sala. 
Aos poucos ela e as minhas duas filhas foram se tornando amigas, mas a Bia foi a que mais se apegou a ela. A todo momento estavam juntas.
Uma bela noite,( a Mel já tinha uns 6 meses) ouvi a Mel chorar, como se quisesse sair pra fora.
Ela não tinha o hábito de fazer as necessidades de madrugada e eu estranhei. Abri a porta e ela não saiu, então abri a gradinha e ela foi direto para o quarto da Bia. Fiquei apavorada pois estavam todos dormindo e ela ia fazer barulho. Peguei ela no colo e coloquei no cantinho dela. Dei algumas broncas nela e fui tomar uma água.
De madrugada eu e meu marido revezamos o horário de medir a glicemia. Eu meço as 00:00 e ele mede as 03:00 da manhã. Olhei no caderninho pra ver quanto estava a glicemia dela as 03:00 e pra minha surpresa não tinha nada marcado e já eram 04:30 da manhã - fiquei apavorada. Enquanto a Mel me olhava e ficava resmungando, (eu imaginando que fosse manha), corri para o quarto com o glicosímetro e para minha surpresa a Bia estava suando muito e medindo 41. Chamei e ela não respondia - hipoglicemia.
Corri pegar umas uvas e acordei meu marido para me ajudar a preparar o leite.
Depois que ela chupou umas 5 uvas já deu uma despertada...ufa.
Meu marido que tinha perdido a hora estava também apavorado, chegou com a mamadeira que ela tomou na sequência.
Com a situação normalizada e ela já conversando com a gente, colocamos ela pra dormir novamente e fomos para a cozinha.
Olhei para a Mel sentada no seu cantinho, (já tranquila) deu uma respirada como se estivesse aliviada por ter cumprido sua missão: de me acordar para socorrer a Bia.
Depois disso, tivemos mais umas 3 ocorrências em horários diferentes, mas do mesmo jeito. Ela nos acorda chorando durante a madrugada e quando medimos a glicemia: esta baixa!
Não tenho duvida que a Mel sente quando a Bia precisa de ajuda. É uma graçinha!
Temos muita vontade de treina-la.
Você sabe que existem cães que são treinados para ajudar pessoas com diabetes?





Quem tem um animalzinho de estimação é mais feliz.
Um simples afago no pelo de do cãozinho libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, calma e felicidade.
Além disso, cães treinados tem ajudado pessoas com diabetes em momentos de crise. Existem treinos específicos para auxiliar os animais a identificar a hipoglicemia e pedir ajuda e tem duração de 2 anos. 
O objetivo do treinamento é farejar quando os níveis de açucar baixam e isso é perceptível para o cão através do suor das pessoas. Achei maravilhoso isso.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/cachorros-podem-ajudar-diabeticos-momentos-crise-774690.shtml

Somos muito gratos a Tia Lúcia que presenteou as meninas com essa doce cachorrinha e que com certeza nem imaginava o quanto ela seria importante na vida da Bia e de todos nós e principalmente a DEUS que arruma várias formas de colocar os anjos para cuidar de nós.


0 comentários:

Postar um comentário