Nada como uma boa noite de sono para recuperar as energias e acordar recarregado, certo?
Para quem tem diabetes, a resposta é:

Não! "Se Você não se cuidar"

Não significa que você não pode dormir. Você deeeeeeve dormir, pois o sono é importantíssimo para o seu corpo, mas preciso te alertar, que principalmente nos primeiros meses da doença, onde você esta conhecendo como o seu organismo agirá sem a insulina do pâncreas e com a insulina artificial, você precisa tomar muito cuidado com a hipoglicemia noturna.



Você precisa medir a glicemia e continuar se alimentando de 3 em 3 horas.  


Essa atenção é especial para crianças e adolescentes, pois a noite, além da insulina que você aplicou e que ficará agindo em seu organismo durante a noite e madrugada, tem algo mais agindo em seu corpo, do qual você precisa se preocupar: 

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO - ou mais conhecido como GH (abreviatura do inglês Growth Hormone). É um hormônio existente em todas as pessoas normais, que é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio. Age no organismo desde os primeiros anos de vida até aproximadamente 20 anos de idade e cuja liberação costuma ocorrer durante o sono. Os picos geralmente duram de 10-30 min e então retornam aos níveis basais. O maior e também o mais provável desses picos de GH acontece por volta de duas hora após deitar-se. 
 Durante a puberdade os picos são maiores, porém tem a tendência de diminuir com a idade.
De qualquer forma, há uma variação ampla de acordo com o dia e o indivíduo.
Este hormônio possui também importantes funções no metabolismo, tais como: 

- Aumento da síntese de proteínas (principalmente nos ossos e músculos);

- Diminuição da deposição de gorduras em algumas regiões do organismo como o abdômen e o tronco;
Eleva as necessidades de insulina pelo organismo;
-Retém sódio e eletrólitos;
-Aumenta a absorção intestinal e eliminação renal de cálcio. 


Case de Sucesso:

No caso da minha filha, só conseguimos eliminar as crises de hipoglicemia, alimentando-a de 3 em 3 horas, ou seja, ela faz um lanchinho para dormir, 3 horas depois medimos e completamos com leite desnatado morninho. 
Eu ou meu marido (fazemos revezamento de horário), levamos ela ao banheiro pra fazer xixi e em seguida ela volta pra cama, e deitada medimos o destro. Conforme o resultado, preparamos a quantidade adequada de leite desnatado e só com o abajur aceso avisamos que o leite esta pronto. Ela senta na cama, bebe o leite e volta a dormir.

Pra ela, com 5 anos de idade, 21kgs e 1,15mts de altura, achamos uma matemática eficiente (conforme tabelinha abaixo), mas isso varia de pessoa para pessoa:

Destro 100 - 200 ml de leite;
Destro 150 - 150 ml de leite;
Destro 200 - 100 ml de leite;
Dextro 250 - 050 ml de leite; 
Dextro 300 - chá

Demoramos uns 6 meses para chegar nesse numero, testando outros alimentos, sucos, etc, mas identificamos que é confortante tomar um leite algo morninho e que a pessoa possa consumir rapidamente sem prejudicar o sono.

"Para chegar na sua alimentação noturna ideal, peça orientação do seu médico para fazer o acompanhamento glicêmico noturno e busque orientação com seu profissional de nutrição para seguir um cardápio para a noite."


Bons sonhos!



 Fontes de pesquisa: http://www.abcdasaude.com.br/endocrinologia/hormonio-do-crescimento
                              http://pt.wikipedia.org/wiki/Horm%C3%B4nio_do_crescimento







0 comentários:

Postar um comentário