Quando falamos sobre alimentação saudável, a primeira orientação de médicos, nutricionistas e revistas sobre saúde, a recomendação é sempre a mesma:
COMER DE 3 EM 3 HORAS
Mas você sabe o porque isso é importante? Não?
Então veja a explicação da Sra Carla Muroya, nutricionista do Hospital Albert Einstein.
Ao fazer sua refeição, seu corpo inicia imediatamente o processo de digestão, onde existe a quebra do alimento para que realize a absorção dos nutrientes. Nas primeiras 2 horas, há um aumento do nível de glicose presente em nosso sangue e depois desse período, esse índice começa a cair. Se não nos alimentamos, nosso corpo começa a manifestar os sinais de hipoglicemia (queda da concentração de glicose no sangue): diminuição da concentração, fraqueza, sonolência e até tontura e tremores. Portanto, além de ser importante para manter o nível de glicose equilibrado, a alimentação em frações nos ajuda a evitar aquela sonolência no período do trabalho e facilita a concentração e atenção para realizar as atividades.
Quando você fraciona suas refeições, evita também aqueles pratos exagerados que excedem o cardápio que realmente precisamos ingerir e causa excessos.
Pessoas que ficam muito tempo em jejum e em seguida ingere uma grande quantidade de alimento, o estomago acaba sendo obrigado a produzir rapidamente um alto volume de ácido clorídrico, um dos principais agentes do processo de digestão. O aumento muito rápido desse ácido causa danos na mucosa do estômago, provocando azia e a sensação de queimação.
Além disso, comer de três em três horas contribui para a perda e manutenção do peso corporal de forma saudável. Quando ficamos longos períodos sem nos alimentar e, consequentemente, sem fornecer glicose para o organismo trabalhar, o corpo busca outra fonte de energia. A perda de peso ocorre, mas não por perda de gordura e sim de massa muscular.
0 comentários:
Postar um comentário