Você que tem diabetes, esta em dia com suas vacinas?









Você sabia que existem algumas de vacinas recomendadas para quem tem doenças crônicas como o diabetes e que são disponibilizadas gratuitamente em centros Imunobiológicos Especiais  ?





Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações, a imunização de pacientes com doenças crônicas é uma ação importante, que ajuda a reduzir a morbidade e a mortalidade nesse grupo.

O risco para infecções entre eles é maior, por esse motivo é necessário um olhar diferenciado na assistência desses pacientes, indo além da recomendação básica de vacinas. Neste caso, a indicação se dá porque pessoas com doenças crônicas acabam tendo a imunidade comprometida. 




Veja as recomendações com seu médico e peça para ele prescrever as vacinas.




(Procure primeiro no posto de saúde mais próximo da sua casa, normalmente não tem e se encomendar chega a demorar um ano. Então não perca tempo.

Leve a receita, sua caderneta de vacinação e um documento original com foto.

Nós estivemos lá. 

Anote o endereço do CRIE que fica no hospital das Clínicas em São Paulo:


Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 155
Prédio dos Ambulatórios.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3896-1200.




No caso de pacientes com diabetes mellitus, as vacinas indicadas são:

Haemophilus influenzae b: quando indicada para menores de um ano, recorrer ao calendário normal da criança (1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses, com reforço aos 15/18 meses). Quando para maiores de um ano e adultos, recomenda-se dose única. Disponível no Cries para pacientes crônicos até os 18 anos e na rede pública de vacinação para crianças, porém, somente as três primeiras doses.
Influenza: esquema padrão para a idade (duas doses antes dos 9 anos de idade e reforço anual). Está disponível no Cries para pacientes crônicos e na rede pública de vacinação até os 2 anos.
Pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13): indicada para menores de 2 anos de acordo com o calendário básico de vacinação: três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida. Para crianças acima de dois anos e não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses com intervalo de 2 meses entre elas (VPC10). Para crianças de 4 a 5 anos não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses de VPC13 com intervalo de 2 meses entre as aplicações. Para maiores que 5 anos, adolescentes e adultos recomenda-se dose única da VPC13. No Cries a VPC10 está disponível até os 5 anos. Já a VPC13 não está disponível na rede pública.
Pneumocócica 23V: recomenda-se duas doses com intervalo de 5 anos entre elas. Disponível no Cries de acordo com especificidades: recomenda-se a vacina VPC13 entre 6 e 49 anos.
Hepatite B: Respeitar esquema padrão de vacinação de acordo com a idade em 3 doses. Uma ao nascer, outra aos 2 meses e a última aos 6 meses de idade. Disponível na rede pública para crianças e indivíduos até 49 anos. Não está disponível no Cries.
Varicela (catapora): Respeitar duas doses, a primeira com um ano de idade e outra com um ano de meio. Para adultos é indicada somente para ausência de histórico anterior da doença e é contraindicada para imunodeprimidos. Para crianças está disponível em postos públicos de vacinação a partir do segundo semestre de 2013. Para adultos somente em clínicas de vacinação privada. Não está disponível no Cries.
Saiba mais sobre a Sociedade Brasileira de Imunizações:
A SBIm defende uma ampla cobertura vacinal como forma de garantir melhor qualidade de vida para as populações. Isso significa que quanto maior for o número de pessoas imunizadas menor será a circulação de vírus e bactérias no meio ambiente. Assim, além da proteção do indivíduo vacinado, se está gerando também meios de proteção de pessoas que, por questões de doença, sistema imunológico, condição financeira ou outras, não podem se vacinar.

A Bia recebeu a primeira dose das duas vacinas recomendadas pela sua médica:

- Varicela (catapora)
- Hepatite


Em breve iremos retornar para tomar a segunda dose, mas já ficamo feliz por saber que ela esta imunizada.


Caderneta de vacinação em ordem: nota 10.











0 comentários:

Postar um comentário