Se a vida lhe der 

limões, faça uma 

limonada! 

Mas não se esqueça de substituir o 
açucar pelo adoçante hein!




Após o impacto inicial, é hora de se organizar para conviver com a doença.
Cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras de diabetes e há previsão de que 380 milhões de pessoas desenvolverão a doença até 2025.
Embora 4% da população mundial seja portadora de diabetes, a maioria das pessoas sabem pouquíssimo sobre a doença.

Então que tal começar a se organizar fazendo um check-list para ver se você esta se cuidando direitinho?...


1) Kit monitoramento da glicemia: " Por onde for, ele deve ser seu par" - o kit para medir a glicemia (monitor,  bateria reserva, lanchetas, tiras e algodão) e coloque junto dos seus medicamentos.
Leve-o onde for, pois imprevistos acontecem.

Importante: leve com você um recipiente para guardar as lancetas e agulhas usadas para fazer o descarte correto em casa. Evite ferir outras pessoas.




2) Medicamentos: você certamente terá que utilizar insulina, injetável ou em comprimidos (vide sua prescrição médica), então se organize para utilizar sempre no mesmo horário e sempre deixe uma reserva para evitar contratempo. 






3) Diário da alimentação: Anote horários das refeições e escreva o que você comeu, porções, se foi grelhado, assado ou frito, os temperos, que você utilizou, etc. 

Tudo isso será importante em suas consultas com um profissional de nutrição para ajuda-lo a avaliar o melhor cardápio para o seu estilo de vida. 








4) Exames periódicos: Não deixe para depois, siga a orientação do seu médico endocrinologista e realize os exames para monitoramento da sua saúde. 
Os exames irão apontar se houver alguma irregularidade e essa é a oportunidade de fazer as correções na alimentação, na medicação ou para encaminha-lo a um especialista.





5) Exames de fundo de olho: seu médico ira orienta-lo quanto a frequência que você deverá fazer o exame, pois complicações crônicas do
diabetes podem levar à cegueira irreversível, alerta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

http://www.sboportal.org.br/links.aspx?id=5







6) Atividades física: Como dizem os médicos: "Para ter uma vida saudável é preciso ter uma alimentação equilibrada e realizar atividade física".   
Sabemos que este é o estilo de vida que todos deveriam seguir, mas agora, na condição de portador de diabetes, a atividade física fará uma enorme diferença em sua vida.

"Quando chega a hora da Beatriz se alimentar e o destro esta ligeiramente alto, ao invés de "queimar" o excedente com a insulina, queimamos fazendo alguns minutos de exercícios, como pular sobre os colchões - bendito remédio!"

Faça alguns testes com atividades simples, como pular corda, caminhar, etc...e descubra o quanto algumas atividades simples podem queimar calorias e te ajudar com a glicemia.

Sempre escolha atividades que te dão prazer e comece devagar (não se esqueça de se alongar). Não deixe de inicia-la após uma refeição ou lanche, pois com o tempo você vai perceber que a atividade física ajuda a reduzir os índices glicêmicos e se você não se alimentar, correrá o risco de baixar muito rápido e você estará sujeito a tonturas e até desmaiar devido a uma crise de hipoglicemia.





7) Aprenda sobre o diabetes: Compartilhe suas duvidas com médicos, profissionais da saúde, associações e outras pessoas que possuem a doença, pois essa interação será importantíssima para a tomada de atitudes frente à doença e descobrir o que fazer para melhorar sua qualidade de vida.





0 comentários:

Postar um comentário