Suco de laranja, alerta!...
Eu e meu marido (marinheiros de primeira viagem), na primeira vez que saímos com a Beatriz na condição de diabética, fomos a uma famosa rede de fast-food pois ela não parava de pedir para brincar nos brinquedinhos.
Pedimos um suco de laranja, natural e sem açucar e um kibe.
Com a pressa de brincar ela tomou todo o suco e comeu metade do kite e foi correndo brincar.
Ficamos observando como ela estava agitada... essa era a integração dela com a sociedade novamente e ela estava curtindo muito brincar com tantas crianças e continuava muito agitada.
Alguns minutos se passaram e ela voltou chorando e irritada contando que tinha brigado com outras crianças. Tentei ir junto com ela pra ver o que estava acontecendo e percebi que ela estava se irritando facilmente e por mais que eu tentasse interceder, ela estava muito intolerante e eu a trouxe para a mesa.
Não queria deixa-la olhando aquele monte de kibes e esfiras que estavam na mesa. Conversei com meu marido e expliquei para a Gabriella, sua irmãzinha mais velha e resolvemos voltar para casa.
Chegamos em casa e já faziam 3 horas do lanche, então resolvi medir o destro e quase cai de susto: 474. Que desespero!
Era um sábado e mesmo assim a Dra Ana Margarida (endocrinologista), um anjo de mulher, atendeu a minha ligação.
Eu informei a medição, descrevi o que ela comeu e recebi sua explicação sobre o que ocorreu: Como estávamos aguardando a primeira consulta com a nutricionista, ainda tínhamos pouca informação sobre os alimentos e cometemos um grande erro - o suco de laranja.
Todo diabético tem que evitar colocar mais de uma fruta por refeição/lanche, especialmente a laranja que é tão rica em frutose.
Para fazer 200 ml de suco (que foi o que a Bia consumiu), são necessárias aproximadamente 3 a 4 laranjas médias e isso sobrecarregou sua glicêmia.
O kibe também, quando consumido, deve ser feito em pequenas porções e de preferencia caseiro, pois você tem certeza do que vai na composição.
Hoje, no cardápio da minha filha, sempre entra a laranja, pois ela ajuda a equilibrar o cardápio e evita a hipoglicêmia, pois assim que ingerida, ela age muito rapidamente. Porém, o consumo é de 1 laranja por vez, suco acrescido de água e adoçante ou inteira, que possui ainda mais beneficios.
Você sabia que além da vitamina C, a laranja também possui ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e ferro. Rica em fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.
É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.
Por isso é que eu sempre digo: Informação é tudo!
0 comentários:
Postar um comentário