Talvez você ainda não conheça , mas com certeza já ouviu falar da batata Yacon. Ela se parece muito com a batata doce, é originária da Cordilheira dos Andes e é apreciada em diversos países. Na linguagem indígena significa água e podemos chama-la de alimento funcional.
Pode ser consumida crua, sendo que o seu sabor é adocicado e para alguns lembra a pera e para outros lembra o melão.
A batata Yacon possui um tipo de amido que é absorvido mais devagar pelo organismo, por isso a glicemia não fica tão alta pós refeição, como ficaria com o consumo de outro tipo de batata. Em alguns lugares, a folha é utilizada em forma de chá, mas pesquisadores brasileiros da cidade de Ribeirão Preto verificaram os benefícios e efeitos colaterais da folha e concluíram que a ação da folha na glicose é transitório e que o uso prolongado dessas folhas podem causa sérios problemas renais.
Sendo assim, explore os benefícios da yacon, (mas sem exageros), e pense 10 vezes antes de consumir o chá.
Aqui temos uma receitinha para que você possa começar o quanto antes a introduzir este tubérculo nas suas refeições.
Receitinha: Batata Yacon sauté
Ingredientes:
1 Batata Yacon média
Sal a gosto
Alho, salsinha e cebolinha a gosto
1 Colher de sopa de margarina com sal
Modo de preparo:
Descasque a batata e corte em fatias;
Coloque de molho na água por 5 minutos;
Unte (uma forma que possa ir ao forno )com margarina e passe as batatas uma a uma na margarina e coloque na forma. Pique o alho, a salsinha e a cebolinha 3 salpique nas batatas.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, quando dourar de uma lado, vire do outro e esta pronta para servir.
Essa batata não é tão fácil de encontrar e o preço é um pouco maior que das outras batatas, sendo assim muita gente tem cultivado sua muda em hortas caseiras.
Ela é de fácil adaptação ao clima, solo e altitude.
O plantio pode ser feito por semente ou tubérculos. Faça um buraco fundo, coloque adubo e deixe a terra bem fofa e mante-a sempre bem irrigada.
Fica a dica.