Vai viajar? ... Que tal se organizar para evitar imprevistos?
Quem tem diabetes precisa ficar atento ao tempo de viagem, roupas, estoque de suprimentos e documentação como receitas que são imprescindíveis para que você tenha uma viagem tranquila.
Conhece aquele velho ditado: "Seguro morreu de velho.", pois é, então vamos listar o que é importante para você que pensa em ter uma viagem tranquila.
Planejamento é tudo, sendo assim, se organize em relação a sua viagem.
Tempo de viagem: essa informação é muito importante para que você possa se programar com:
- Horário para medir a glicemia(de 3 em 3 horas);
- Horário para aplicar insulina(conforme prescrição médica);
- Horário do lanche (não confie que conseguirá fazer paradas em lanchonetes, pois imprevistos acontecem e você pode ter problema com uma hipoglicemia caso não se alimente.)
Condição em que irá viajar: é importante avaliar se você será motorista ou passageiro, o horário para paradas para esticar as pernas e usar o banheiro para não comprometer na avaliação da glicemia (bexiga vazia é o ideal para medir a glicemia) e se você terá companhia - é sempre bom ter e é importante que esta pessoa saiba da sua condição de diabético e possa lhe ajudar no caso de situações de emergência.
Roupas confortáveis: o bem estar é algo importante na vida do diabético, por isso, nada de roupas pesadas, meias quentes, sapatos apertados ou enfeites que tirem o conforto. Viajar é sinônimo de relaxar não é - então pense nisso ao montar sua mala de viagem.
Suprimentos: Glicosímetro (com pilhas reserva), insulina, lancetas, tiras, algoodão, sachêt de álcool para higienização e um sachet de açuçar reserva, ampola de glucagon (ou Glucagen - nome comercial no Brasil) ou laranjas que aqui em casa o suco é um coringa para aliviar rapidamente as crises fortes de hipoglicemia. Não importa o tempo que você ficará fora, leve sempre suprimentos reserva para 3 a 4 dias a mais (imprevistos podem acontecer).
Identificação/documentação: Precisa ficar fácil de identificar que você tem diabetes (no caso de acidentes, desmaios ou mal estar) - tatuagem, gargantilha ou pulseirinhas são boas dicas.
Receita reserva, relatório médico explicando que você tem diabetes e que usa insulina (injetável ou em comprimidos)e os respectivos suprimentos (procure deixar junto aos documentos de mão).
Siga essas dicas, se possível peça alguns conselhos para o médico que tem acompanhado sua saúde nos últimos meses e ...
...Boa viagem!
0 comentários:
Postar um comentário