Durante algum tempo, nós utilizamos seringas para aplicação de insulina e um simples passeio, parecia um tormento.
Preocupação com a quantidade, o preparo da bolsa térmica, o medo de ter que ficar um tempo maior e não ter insulina reserva, medo de algum movimento brusco na bolsa térmica fazer com que saiam gotas da seringa e diminua a quantidade a ser aplicada, enfim, era complicado.
Graças a Deus, a utilização da seringa durou poucos meses, pois no grupo que frequentamos, a educadora que recolheu várias assinaturas de pais de crianças com diabetes, conseguiu do governo, o direito de recebermos as canetas e os insumos para elas através do local das reuniões, que é uma UBS especializada para crianças e adolescentes. Foi uma alegria para todas mães.
Depois disso, já podíamos sair levando a caneta e usa-la quando necessário, sem ter que carregar a bolsa térmica, apenas mantendo-a em sua caixinha.
Hoje, quando necessário, podemos aplicar em locais que públicos (sem chamar tanta atenção como ocorre ao usar a seringa), onde nem sempre tem um banheiro limpinho por perto, basta carregar um lençinho com alcool gel e fazer a higienização antes de manusear e aplicar a insulina. (nunca esquecendo de guardar a agulha para descartar no local correto).
Quantas vezes fiz isso no transito, em shopping, aguardando atendimento em consultórios, em festinhas de aniversário, na escolinha e tantos outros lugares que precisamos frequentar. Depois de definir a quantidade na caneta, se tiver muita gente próximo, eu até enrolo um lencinho em volta, pra disfarçar.
Essa facilidade toda, também tem alguns pontos negativos que precisam ser observados para evitar o comprometimento da qualidade da insulina:
- Temperaturas muito baixas - Algumas pessoas tem colocado as canetas dentro de suas caixinhas e colocando na geladeira - isso é proibido! Deixe em um local fresco, pois as canetas tem componentes metálicos e o contato com a refrigeração a fará oxidar. Canetas que podem ir a geladeira, são apenas as "canetas descartáveis".
- Temperaturas muito altas - Já vi pessoas que colocam suas caixinhas com a caneta no banco de traz do carro, onde em alguns momentos bate sol, ou próximo a janelas onde também correm esse risco. É recomendável colocar embaixo do banco do carro (se o mesmo não estiver com super aquecimento).
- Caixas danificadas - depois de muitos anos, de tanto ir e vir, abre e fecha, e muitas vezes ser manuseadas por outras pessoas, sua caixinha pode ficar assim:
Aqui você vê que uma delas não fecha mais.
Aqui você observa o porque ela não esta fechando: esta danificada e quando chega neste ponto, pelo menos a caixa precisa ser substituída, pois ela já não protege mais a insulina de pequenas variações de temperatura.
Como nem sempre é fácil ou rápida a substituição, vai uma dica: use elástico para mante-la fechada, até mesmo porque nessas condições, ela pode abrir na bolsa e derrubar tudo.
É isso ai pessoal, essas foram as dicas de hoje, espero que tenham gostado e que continuem nos acompanhando e deixando sugestões e comentários.
Um beijão no coração de todos.
Fonte: https://www.bd.com/brasil/diabetes/page.aspx?cat=19151&id=19420
https://www.bd.com/brasil/diabetes/page.aspx?cat=19151&id=19409
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário