Quando você monitora a glicemia regularmente e percebe durante o dia que algo não esta bem, basta corrigir e acompanhar por um período para ver como vai evoluir a glicemia nas próximas horas, mas o que você faz quando isso acontece de madrugada?
É possível dormir tranquila?
Alimentação errada, no horário errado: noite de sábado e um "inocente" pedaço de queijo provocou um reboliço na madrugada.
As 21:00 horas, horário do lanchinho noturno, a Bia pediu um pedaço de queijo (um tipo mais oleoso e que ela nunca tinha consumido) e acreditei que não teria problema em dar uma fatia pequena, mas, foi engano meu!
Além de ser um queijo um pouco mais oleoso, como ela estava brincando com joguinhos no celular, acabou levando quase 1 hora para comer tudo.
Conclusão:
00:00 - glicemia 296 - não comeu nada
01:00 - glicemia 418 - hiperglicemia
Correção: apenas 1 unidades de regular, pois o pico na NPH que ela tomou as 20:00 horas ainda vai atingir o seu auge.
Também deu um cházinho de camomila.
E até que enfim as 03:00 já tinha baixado para 255, dentro do esperado.
As 04:00 da manhã eu levei ela ao banheiro e com o jato de urina, percebi que já tinha baixado mais. Preparei 150 ml de leite com aveia. Pronta para aguentar até a 07:00.
Os meus medos em uma situação como essa são:
- A hiperglicemia se reverter em uma hipoglicemia severa:
Esta é uma situação que pode acontecer porque existe a outra insulina que esta agindo e também em função dos hormônios liberados a noite, como o hormônio do crescimento, que é mais intenso em crianças.
- A hiperglicemia continuar aumentando:
Se a causa da hiperglicemia for um stress do organismo causado por alguma infecção, mesmo com correção, a tendência é continuar subindo, até que o problema seja sanado, por isso toda atenção é importante.
Alimentos com alto teor de gordura fazem com que o processo de digestão seja mais lento e eu acredito que nessa madrugada foi exatamente o que aconteceu com a Bia, com aquele queijo suspeito, prefiro elimina-lo da refeição, trocando por um queijo branco mais leve e saudável.
Bem, como vocês perceberam, dormir com essa dúvida se vai ficar tudo bem ou não, pelos menos pra mim é impossível... mas como graças a Deus esta tudo sob controle, agora melhor ir dormir um pouco.
E vocês... não deixem de mencionar a sua experiência nos comentários, pois é muito bom aprendermos juntos.
Um grande abraço!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário