Imagem: Diabetic Alert Dog |
Sempre acreditei que um cãozinho é muito mais do que um bichinho de estimação, eles são verdadeiramente como um membro da família. Existe sensibilidade nos cães, eles sentem quando estamos tristes, felizes, cansados, preocupados e sua companhia realmente é um grande presente. Há alguns anos atrás eu tinha visto um artigo muito vago sobre o trabalho iniciado com cães para alerta e recentemente procurei pesquisar sobre o assunto e fiquei muito impressionada com os relatos de sucesso.
Imagem: Diabet Alert Dog |
Brookslabradors, Dogs4diabetics,
Diabetic Alert Dog,
entre outros.
Esses cães mesmo treinados não substituem o monitoramento que um paciente com diabetes deve ter, mas contribui muito sinalizando oscilações na glicemia, especialmente aqueles em que o paciente tem dificuldade em identificar os sintomas.
Os quadros de hipoglicemia e hiperglicemia muitas vezes são silenciosos, mas nem sempre representam uma emergência médica. Porém em alguns casos podem ocorrer alterações bruscas, que se não atendidas a tempo, podem causar rapidamente um colapso.
Assim como as pessoas que convivem com os pacientes que tem diabetes podem ser treinadas para ajuda-las os cães também podem, emitindo alerta, trazendo o glicosímetro até o paciente ou pegando algo necessário, conforme estabelecido no treinamento, mas você deve concordar comigo que a companhia de um cão pode trazer mais do que esses beneficios, como uma alegria enorme ao coração. Podemos inclusive dizer que ele traz benefícios terapêuticos para qualquer ser humano.
Bia e a Mel, que sinaliza a hipoglicemia a noite |
Sintonizada aos benefícios dessa convivência, aqui no Brasil temos uma entidade internacional muito especial, a Bocalan que tem realizado um processo de inclusão de cães (até mesmo os cães sem raça definida - conhecidos como vira-lata) com finalidades terapêuticas e educativas, atuando com:
Imagem: Bocalan |
- Cães sinal;
- Cães de alerta médico (diabetes);
- Cães de serviço para crianças autistas, entre outros.
Você pode conhecer um pouco mais sobre esse lindo trabalho que também é realizado ao redor do mundo, em países como a Espanha, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, USA, entre outros.
Entre em contato com a Bocalan por e-mail ou
pelo Facebook.
E se você conhece outras instituições, deixe seu comentário, adoraremos conhecer e compartilhar com os leitores.
Até a próxima!