Nessa semana assisti a uma reportagem sobre desmaios e fiquei muito preocupada por nunca ter pensado em preparar a minhas filhas para isso, pois uma simples orientação, pode ajudar muito.
A reportagem do programa Bem Estar da Rede Globo, foi bastante esclarecedora e nos alerta sobre a hipoglicemia em pessoas com diabetes, pois por mais cuidados que você tenha, os imprevistos podem acontecer.
A maioria já sabe, mas não custa lembrar de como evitar a hipoglicemia:
- Se alimentar de 3 em 3 horas;
- Sempre andar com pessoas ou objetos (gargantilha, pulseira, tatuagem, ou outros) que possam informar rapidamente que você tem diabetes;
- Carregar pelo menos 1 pacotinho de bolacha, sachê de açucar e algumas balas para emergências;
- Cuidado para não exagerar com a quantidade de insulina usada para correção.
A Bia só tem 5 anos, mas pode ter uma crise de hipoglicemia séria e desmaiar. Até hoje, isso nunca aconteceu, graças a Deus! Mas sabemos que mesmo cercados de todos cuidados, mesmo com disciplina ao se alimentar (de 3 em 3 horas), isso pode sim, acontecer.
Conforme os especialistas, antes de desmaiar, normalmente o indivíduo tem alguns sintomas que o ajudam a identificar que há algo errado, como taquicardia, tontura, sonolência, etc e são nesses poucos minutos que algumas ações poderão ajuda-lo a evitar acidentes:
- Afrouxar a roupa para respirar livremente;
- Se estiver dirigindo, sinalize, encoste o carro e busque ajuda;
- Se estiver em pé, olhe a sua volta e procure um lugar para sentar (com encosto)ou alguém para apoiar-se (que aguente seu peso) ou sente no chão(se possível com ajuda).
Há poucos meses, vi uma senhora sentar no primeiro degrau de uma escada devido a hipoglicemia, sábia ação! Mas já pensou se ela resolvesse subir e desmaiasse de quase 10 degraus? Já seria suficiente para ter consequências mais sérias.
É sempre recomendado o acompanhamento médico para investigação e diagnóstico correto, visto que o desmaio pode também significar que algo mais sério esta acontecendo no organismo. Fique atento!
E por mais simples que pareça, não deixe de falar sobre esse assunto com as crianças, jovens, adultos e idosos.
Pois como diz a música: Quando a gente gosta é claro que a gente cuida.
Fonte de pesquisa:
0 comentários:
Postar um comentário