Imagem: Arquivo Pessoal |
Investir em qualidade não é fácil e dá trabalho, mas eu posso garantir que este investimento é a certeza de
sucesso em qualquer área da sua vida.
Assim como você, eu procuro sempre me manter atualizada sobre as necessidades da minha família e hoje quero falar sobre a vida escolar da Bia.
Administrar a rotina da Bia hoje é algo muito tranquilo, mas nem sempre foi assim. A cinco anos atrás quando descobrimos o diabetes, nos deparamos com vários desafios e um deles foi incluir a Bia a um ambiente escolar.
A inclusão não é um trabalho individual, ele deve ser realizado através de um conjunto de pessoas e precisa estar bem claro a todas entidades, em especial ás entidades de ensino.
A Bia estudou 2 dias em uma escola da Prefeitura da minha cidade, mas tivemos sérios problemas de adaptação e um dos motivos foi minha falta de conhecimento e insegurança para deixar a Bia com outras pessoas. Eu sabia o que era necessário, mas não sabia como adaptar isso a rotina escolar, então a tirei da escola.
Após essa experiência ela estudou em uma escola particular onde ficava meio período e contava com o acompanhamento de uma enfermeira.
Também não foi fácil e eu percebi que tinha muito a aprender e assim fomos amadurecendo.
O tempo passou e sentimos que pagar um salário minimo por mês, mais livros, uniforme, lanches e outros, estava ficando difícil e após .
Eu e meu marido sentamos e decidimos tentar novamente a escola pública, então traçamos uma estratégia e fomos a luta.
1) De olho na Política da Instituição de ensino:
Decidimos conhecer a política das escolas da rede pública, então fui em busca de informações na Secretaria da Educação onde fomos recebidos e procuramos entender qual era o comprometimento da gestão escolar em garantir um ambiente favorável para o aprendizado de seus alunos, em especial alunos com particularidades como alergias, convulsões, intolerância ou no caso da Bia, o diabetes e descobrimos algumas lacunas a serem preenchidas e resolvemos arregaçar as mangas.
2) Objetivo:
As escolas tem como objetivo cumprir a proposta de sua política e para isso realiza ações para atender sua demanda.
Na Secretaria da Educação fui orientada a agendar uma reunião e informar tudo o que era importante sobre a Bia: diagnóstico, rotina, alimentação, restrições, limitações, medicação e todos cuidados necessários para o período em que ela estivesse na escola.
Foi feito um relatório sobre o que foi conversado, foram colhidas assinaturas dos envolvidos e foi disponibilizada uma cópia para nós e outra para a escola, que poderá ser consultada em caso de dúvida.
3) Procedimentos:
A escola como instituição, possui regras e procedimentos e precisamos entender que nosso direito termina onde começa o do outro, por isso assim que informamos as diretrizes para um bom controle do diabetes através da minha experiência como mãe, demos espaço para que a gestão da escola pudesse se reunir com os envolvidos e criar um planos de ação e alinhar procedimentos para nos auxiliar a manter as rotinas necessárias, tais como: horário das refeições, aplicação de insulina, atividade física e outros.
4) Metas e resultados:
A comunicação eficiente é de extrema importância para que as metas sejam cumpridas e que os resultados sejam avaliados.
Os profissionais envolvidos foram treinados e eu tive a oportunidade de agregar informações e enriquecer a pauta.
Para se comunicar sobre as ocorrências a escola definiu:
- Ligações telefônicas: para pontuar situações onde são necessárias decisões rápidas;
- Agenda escolar: para anotar informações importantes que podem ser analisadas com mais tranquilidade, onde eu registro ocorrências como uma simples garganta inflamada (suficiente para alterar os resultados da glicemia) e temos a oportunidade de propor sugestões ou ler a sugestão do grupo, tendo assim um canal importante para avaliar os resultados.
5) Melhorias:
Com o tempo as melhoria foram acontecendo de forma natural e contínua pois é um trabalho que evolui a cada dia, para ambas as partes.
A Bia ficou um ano nesta escola e só saiu porque a escola só tinha até o estagio II. O primeiro ano foi também na rede da Prefeitura, onde ela já veio com todo histórico da escola anterior e foi tão bom quanto a escola anterior.
Concluído o primeiro ano, neste mês realizamos uma nova reunião com a gestão e toda equipe para ajustar o inicio do segundo ano, com professora nova e toda evolução explicada e documentada.
É importante nesse processo, qualificar o maior numero de pessoas possíveis e a Bia não foge dessa qualificação.
Ela é disciplinada e com seus sete anos de idade já ajuda bastante em seus cuidados. Todos os índices estão sob controle: colesterol, triglicerides, hemoglobina glicada, vitamina D e todos os outros controles que são feitos de 3 em 3 meses.
"Acreditamos que a disciplina e a informação ainda são o melhor caminho e por isso nos alinhamos a médicos e profissionais da área da saúde."
Precisamos ter discernimento, pois nem todas crianças são iguais e como eu sempre falo no blog, nem sempre o que é bom para um, será bom para o outro.
Acredite! Pais preparados podem fazer uma grande diferença na vida de seus filhos.
Participe, fiscalize, contribua e busque resultados cada vez melhores.
Nossos filhos merecem o melhor, sempre!
Observação: As figurinhas foram posicionadas para esconder dados pessoais.
Imagem: Arquivo Pessoal (Agenda escolar - capa interna) |
Imagem: Arquivo Pessoal (Agenda escolar - paginas iniciais) |
Imagem: Arquivo Pessoal -Kit emergência: Glicosímetro, insumos, bateria reserva, manual, insulina e mel para correção |
Dica: Informe-se com seu médico e outros profissionais da saúde quanto aos laudos que eles possam emitir e que servirão de ajuda para reforçar na escola quanto a necessidade dos cuidados com seus filhos.
Um grande abraço e até a próxima.
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