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Bem, então hoje quero falar sobre PARCERIA.
Parceria é a reunião de indivíduos para tratar, trabalhar, falar ou cuidar de um bem em comum a eles e no nosso caso, vamos falar sobre o diabetes.
Quais são seus parceiros?
Eles podem ser: sua mãe, pai, filhos, conjugue, amigos e outros, mas é importante contar também com seus médicos e todos profissionais da área de saúde que sejam especializados no seu caso.
Sim, especializados porque só assim entenderão melhor como você se sente, como seu organismo age, quais os obstáculos mais comuns que pessoas com diabetes precisam conviver no dia a dia. Preste atenção a esse detalhe ao escolher um profissional, peça indicações e tente encontra-los.
Perdi a conta das vezes que ouço reclamações sobre médicos, enfermeiros, nutricionistas e educadores do diabetes, principalmente quando as coisas não vão bem.
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Quando você consome um produto ou serviço e não fica satisfeito com ele, você tem duas opções:
- Reclamar e desistir do produto sem informar ninguém
ou
- Ligar para o SAC (ou órgão responsável pela qualidade daquele produto e serviço) e registrar sua insatisfação, quer seja ele em um banco, escola, supermercado, posto de combustível, hospital ou órgão público.
Registrar a insatisfação não significa brigar ou discutir, principalmente porque a partir do momento que você discute com alguém, esse mesmo já entra na defensiva e ali você perde um aliado.
Um exemplo muito comum é ficar com raiva do médico que te dá bronca e diz que a algo não vai bem e que normalmente é evidenciado nos resultados dos seus exames.
No momento em que você ouve isso você pensa em muitas coisas que na maioria das vezes não fala ou quando fala acaba jogando na suas palavras uma grande quantidade de emoção que torna as torna ásperas e faz com que aquele profissional se aborreça e você corre o risco que ele (também movido pela emoção) tome a decisão de não te ajudar e de deixar você se virar sozinho.
Nessa troca de farpas ninguém sai ganhando.
Para evitar que isso aconteça eu gostaria de te dar um conselho: antes de chegar ao consultório do médico, da nutricionista ou no grupo do qual você participa, anote suas duvidas, seus problemas, suas dificuldades e seja o mais especifico possível, nem que para isso você tenha que ler e reescrever várias vezes, se dedique a isso e quando estiver lá, diante do profissional, talvez levando uma bronca ou ouvindo algum tipo de orientação, abra seu coração e fale sobre essas dificuldades.
Seja o mais sincero possível, mostre seu esforço e interesse em melhorar e peça ajuda.
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É como aquela criança que começa a aprender matemática, se você colocar ela frente dos número e não facilitar o seu aprendizado e vai ter dificuldade e ainda por cima vai passar a ter antipatia pela matéria, mas você pode usar ferramentas que torne esse aprendizado mais fácil e prazeroso, talvez usando objetos que ela possa manusear e fazer as contas, estimular o uso dos dedos ou ilustrar com desenhos, dessa forma os resultados certamente serão melhores.
É possível que mesmo com seu empenho em explicar sua dificuldade, você ainda sinta que aquele profissional não esta colaborando o tanto que poderia, os que seu tempo com você não esta sendo produtivo, então diga isso a ele e se mesmo assim não mudar, procure os canais específicos e registre sua insatisfação, de forma racional e sem deixar a emoção tomar conta de você.
Esse profissional certamente será questionado em relação a sua conduta e será orientado a prestar um atendimento mais eficiente que talvez demore um pouco ou pode ser que já aconteça em seu próximo encontro, isso vai depender de alguns fatores.
Não tenha medo. Tenha em mente o seu objetivo:
Aperfeiçoar seu conhecimento, facilitar seus controles e deixar você mais afinado com o diabetes para ter uma vida mais saudável e feliz, porque esse é um direito seu.
A melhoria no atendimento começa por você, então não perca mais tempo, comece já. Seja um influenciador e colabore positivamente para que existam cada vez mais Parcerias de Sucesso.
Um grande abraço e até a próxima.
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