Imagem: Arquivo Pessoal
"Quem tem saúde tem esperança e quem tem esperança tem tudo."
Provérbio Árabes.















No dia 07 de abril é comemorado em todo mundo o Dia Mundial da Saúde, instituído em 1946 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que tem a seguinte definição para Saúde: 

"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade."

É comum as pessoas dizerem: 'Nossa! Nem parece que a Bia tem diabetes!"

Não é só ela que tem esse privilégio, existem muitos exemplos de pessoas que descobriram uma doença e que depois de um tempo aprenderam a conviver bem com ela e conseguem manter uma aparência saudável, boa convivência social e transmitem a sua volta bem estar e amor pela vida. 

Isse é o resultado do estilo de vida dessas pessoas, que com certeza traz o equilíbrio necessário para viver em harmonia com o corpo, mesmo com uma doença como o diabetes.

Com os anos nós aprendemos a conviver com o diabetes e a entender e respeitar os limites impostos por ele na vida da Bia. 

Prestar atenção aos sinais que o corpo emite e seguir 4 regrinhas nos ajudaram a manter essa harmonia e a ter uma vida com muito mais qualidade.

Imagem: Arquivo Pessoal
Alongamento 
Alimentação: Ela come de 3 em 3 horas, saboreia vários tipos de pratos saudáveis e não priva do que é gostoso. Sim! Quem acha que comida para diabéticos não pode ser gostosa, não conhece o cardápio da Bia. Ela não passa vontade de nada. Se quer um bolo? Fazemos bolo. Quer brigadeiro? Fazemos brigadeiro. Quer macarronada, yakisoba, tempurá... fazemos tudo muito bem levinho e adequado as suas necessidades, além de manter atraente o sabor dos pratos.

Atividade física: É comum ouvirmos falar que é chato fazer exercícios físicos, não é?! Pois é, mas para quebrar com essa objeção você precisa descobrir algo que tenha prazer em fazer e passar a inserir essa atividade ao seu dia a dia.
A Bia faz atividades físicas brincando e com isso garante os benefícios que a atividade produz para o seu corpo.

Disciplina: Acompanhamento médico, nutricional e exames periódicos é uma maratona repetida de quatro em quatro meses. 
Monitoramos a glicemia, administramos a medicação necessária e seguimos os horários pré determinados pelo médico.
Ela encara os alimentos proibido com seriedade e entende que farão mal se consumidos. 

Informação: Certo dia fui acompanhar uma amiga no hospital e no mesmo quarto estava um senhor e sua esposa. Ele tinha muitas feridas pelo corpo, estava com 3 dedos a menos em um dos pés e gemia de dor. Perguntei a esposa o que ele tinha e ela disse que ele tinha diabetes mas não seguia nada que era prescrito e a mais de 15 dias estava tendo constantes crises de hiperglicemia. 
Até então eu não sabia nada sobre a doença e durante um tempo aquela era a ideia do que tinha sobre ela, mas graças a Deus a informação mudou nossa vida e hoje sabemos que aquela era a consequência do mau controle.
Com a glicemia descompensada o organismo precisa trabalhar muito mais para mante-lo vivo e aos poucos os órgãos vão chegando ao seu limite e começam a parar, por isso muitas pessoas não conseguem ter cicatrização para pequenas feridas, outras acabam perdendo seus membros, outros perdem a visão... enfim, são as o preço da desobediência e a Bia os conhece bem, de ouvir falar.
Falar sobre sua doença faz você se conhece melhor, entender seus limites e vive mais feliz. 
Temos que entender a importância de buscar a informação e usa-la ao nosso favor. 


Imagem: Arquivo Pessoal
Muitos sonham com uma vida saudável, mas ao invés de fazer algo, esperam sempre por alguém: médicos, um plano de saúde melhor, um dinheiro extra para fazer "aquela" atividade física, aparelhos mais modernos...etc.
Não se iluda! A capacidade de transformar sua vida em uma vida saudável esta apenas em suas mãos.




Mesmo com 6 aninhos, a Bia esta sempre muito atenta a sua saúde, entende que se algo faz mal para ela e se tem duvidas fala com as pessoas que ela confia.

E você? O que te impede de ter uma vida saudável? 

O que você tem feito para manter seu corpo em harmonia? 

A cura para muitas doenças pode estar muito próxima, mas se quando chegar a cura o seu corpo não estiver saudável, de nada vai adiantar não é?!

Não perca mais tempo, vire a mesa e comece hoje mesmo a cuidar melhor do seu corpo.





Saúde e paz para todos!


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm


0 comentários:

Postar um comentário