Imagem: Arquivo Pessoal
Com esse calor nada melhor que tomar um suco para se refrescar não é?!








Porém... quem tem diabetes precisa tomar alguns cuidados com os sucos que consome, pois alguns alimentos possuem quantidade muito grande de açucar ou carboidratos, como por exemplo um suco de laranja, onde para 200ml de suco são utilizadas 4 laranjas. Com certeza se você consumir um suco desse irá comprometer seriamente seu controle glicêmico.
(Caso você queira saber um pouco mais sobre a recomendação de um endocrinologista, fale com seu médico ou nutricionista e para ajuda-lo também vou deixar aqui o link com uma explicação valiosa da coluna do Dr. Drauzio Varella)

Aqui em casa sempre usamos e abusamos das misturas e uma mistura que tem feito sucesso neste verão é o suco de limão com couve.
Ambos são alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C e que também auxiliam na prevenção de doenças degenerativas e ainda evitam o envelhecimento precoce da pele, por combaterem os radicais livres.
No caso do suco de couve com limão, as folhas cruas e verdes ajudam a eliminar toxinas e limpar o organismo de forma mais saudável. 
As fibras ajudam também na digestão, tornando-a mais lentas e fazendo com que o açúcar dos alimentos não seja absorvidos tão rapidamente. Ou seja, é um ótimo suco para pessoas com diabetes, se consumidor apenas com adoçante ou ao natural, sem adição de açucar.
Aqui vai nossa receitinha:
Ingredientes:
1 Folha de couve bem lavada e cortada
1 Limão sem casca
Adoçante a gosto
Preparo:
Imagem: Arquivo Pessoal
Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 1 minuto (eu inclusive bato o limão inteiro).
Coe e adoce a gosto.
O suco fica muito saboroso...sem nenhum amargo como muitas pessoas pensam. Vale a pena experimentar.
Para aproveitar melhor os nutrientes é importante que você consuma até 30 minutos após o preparo.
Tim tim!


Imagem: Arquivo Pessoal
Mais um ano escolar esta se iniciando e graças a Deus trouxemos uma experiência muito positiva de 2015, onde pudemos realizar uma parceria muito legal na Prefeitura e tivemos o privilégio de contar com profissionais maravilhosos e comprometidos a fazer com que o ano da Bia fosse tranquilo e que ela tivesse toda assistência necessária.








Mas não pense que foi fácil porque não foi. Fizemos muitas reuniões, tivemos muitas pausas para ajustar os erros e reforçar os acertos e é por isso que sou grata a Deus por essa equipe maravilhosa do SVAA EVANS, começando pela Lucia (Supervisora da rede) que tão bem nos acolheu, e passando por toda equipe da escola: Dna Tereza, Mariana, Professora Cidinha, as cuidadoras Ketlein, Daniele, todas as meninas da cozinha, da limpeza, da secretaria, da portaria... todos sabiam sobre o diabetes da Bia e eu não hesitava em comentar com todos sobre as particularidades que poderiam ser sinal de alerta.

Pois bem, o ano terminou e começamos tudo de novo em uma nova escola. Com o histórico do que passamos em 2015, ficou tudo bem mais fácil.
Fomos recebidas em 2016 com muito carinho por todos da nova escolinha e sinto que será um ano maravilhoso para todos nós. Antes de iniciar as aulas fizemos 5 reuniões e hoje me sinto mais segura.

Minha pequena esta crescendo e olho para ela e sinto tanto orgulho!!!...

Nosso dever é ensinar nossos filhos sobre o diabetes e a todos a sua volta.

Nosso dever é olhar nos olhos daqueles que serão responsáveis pelos cuidados da criança e deixar claro o quanto somos "leoas" para defender nossos filhos e falar que precisamos da segurança de que ficará tudo bem.

Imagem: Arquivo Pessoal
Sabemos que imprevistos podem acontecer, mas também sabemos que é nossa obrigação falar sobre eles para as nossas crianças e a escola.

Trabalho em home office, muito próximo da escola da Bia e isso realmente é um privilégio, mas a dependência precisa ir se rompendo aos poucos e fico muito feliz que a Bia tem amadurecido neste sentido.

Na ultima semana conversei com muitas mãezinhas aflitas e em função dessa conversa senti no coração que deveria postar um pouquinho sobre a nossa experiência.

Nosso filhos são diferentes, e nem sempre a receita que dá certo para um, vai ser a mesma para os outros, mas o importante é o que eu digo para todas: o importante é nos sentimos seguras que as crianças ficarão bem e para isso vale qualquer sacrifício.

A rotina da Bia é a seguinte:

Acorda as 06:00, medimos a glicemia, ela toma café, banho e eu aplico a insulina NPH as 06:50.
Ela entra as 07:00 e toma um lanchinho reforçado as 09:00 na escola, que ela leva de casa
Saí as 10:45 e só medirei a glicemia as 12:00, antes do almoço.

Na minha opinião esse é o melhor horário para os pequenos, que com certeza, para acordar tão cedo, precisam dormir bem. A Bia dorme todos os dias entre as 20:30 e 21:00, após de uma linda estórinha.

Que a rotina dos seus pequenos seja tão doce e suave quanto a nossa e que ir para a escola seja motivo de alegria e um compromisso de todos.

Imagem: Arquivo Pessoal
Um grande beijo no coração e um bom ano escolar para todos!


Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento         : Porção grande


Imagem: Arquivo pessoal
Quem não ama pipoca?...
Quando eu fiquei grávida da Bia eu me acabava de comer a pipoca doce da minha sogra.
A Bia só conheceu o sabor da pipoca doce por volta dos dois anos e logo depois, com dois anos e meio aconteceu o diabetes.







Um dia desses passamos em frente de um parque e ela viu a pipocas de várias cores e sabores e me perguntou qual era o sabor da pipoca doce?

Pensei: - Ah não, eu não posso apenas descrever, eu tenho que fazer pipoca doce que ela possa comer.
Chegamos em casa e sem brincadeira, acho que queimei umas 4 panelas, até que resolvi encontrar algo para substituir o açucar e me lembrei que tinha uma caixinha de frutose, uma calda semi pronta, e resolvi tentar.
A Bia adorou e agora eu compartilho com vocês essa receitinha gostosa e fácil de fazer.





Ingredientes:                          
Imagem: Google
                                    
100 grs de Milho pipoca
1 Caixinha de calda de caramelo/Frutose
2 Colheres de (sopa) óleo vegetal
1 Colher    de (sopa) água




* O óleo é bem mais saudável do que a a margarina e a manteiga, que saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais gordura saturada, pior é para a saúde pois aumentam o colesterol ruim (LDL) e reduzem o colesterol bom.



Preparo:
                                                              
Em fogo baixo dissolva o pó da frutose
Adicione todos os outros ingredientes e tampe a panela.
Assim que começar a estourar vá mexendo para não queimar o caramelo.
Pronto! E só servir.

Fica ligeiramente doce e caso você queira aumentar o sabor adocicado será necessário aumentar a quantidade da frutose.


Dicas:




A pipoca fica com uma coloração amarelinha, mas se você preferir dar uma realçada na cor e só colocar algumas gotinhas de corante alimentício junto com a frutose.
Eu não fiz na versão colorida porque deixa os dedinhos pintados e eu não acho legal.
Outra sugestão é enfeitar a mesa de aniversário com cones com pipoca que você pode fazer em casa rapidinho. Esse aqui ao lado foi a Bia quem fez.

Um abraço e até a próxima!