Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento          : 25 docinhos em forminhas médias


Imagem: Arquivo Pessoal





Sempre que recebemos um convite para alguma festa sempre pergunto ao anfitrião quais docinhos era servirá para que eu possa levar os da Bia.
No ultimo aniversário, além dos doces tradicionais teria "Olho de Sogra".
Quando mostrei uma imagem do doce para ela, ela me respondeu: 
- Oba mãe, mas eu quero que você faça os meus cor de rosa.
Que figurinha não é!?




Imagem: Arquivo pessoal
Ingredientes:                                                               
1/2 Xícara de leite desnatado (liquido)
2    Xícaras de leite desnatado (pó)
100 grs Ameixa (seca)  sem caroço
2 Colheres (sopa) de margarina 
Coco ralado desidratado para enrolar
Forminhas de papel para docinhos de sua preferência
1 Caixa de creme de leite  (usei o normal)
1 Pct Gelatina diet sabor (morango, cereja ou framboesa)
Gotinhas de essência de morango (opcional) 
1 Colher (sopa) de adoçante em pó forno e fogão 





Preparo:
                    
Imagem: Arquivo pessoal
Corte as ameixas ao meio e reserve.
Coloque o leite em pó, o leite em liquido e o adoçante no liquidificador e bata durante 1 minuto.
Adicione esta mistura a uma panela e acrescente a margarina, a gelatina em pó, o creme de leite e a essência.
Misture com uma colher de bambuaté dar o ponto de brigadeiro e comece a soltar da panela.


Retire da panela e deixe esfriar um pouco, em seguida coloque em um prato ou refratário e leve a geladeira até endurecer (cerca de 2 horas).

Dica: Eu costumo fazer a noite e no dia seguinte pela manhã enrolo os docinhos.

Separe a mistura, em um pote com um pouco de coco ralado e ameixa e comece a fazer os docinhos:
Imagem: Arquivo pessoal
- Primeiro você terá que fazer as bolinhas;
- Depois você devera colocar metade de uma ameixa envolvendo o doce;
- Em seguida passe o docinho no coco e coloque nas forminhas.

A Bia fez essa bandeja de docinhos sozinha hein!...

Você pode usar a criatividade e mudar as cores para alegrar a mesa de aniversário. Já fiz com gelatina amarela e verde e a Bia adorou. Como a essência é para realçar o sabor, quando mudo o sabor da gelatina eu mudo a essência também.



"Comecei a pesquisar informações nutricionais sobre a ameixa e fiquei admirada pois além de ter poucas calorias, possui vários benefícios para a saúde.

Possui abundância de vitamina A, B2, C e potássio e possui mais fibras que legumes, hortaliças e algumas frutas na mesma proporção. Combate vários tipos de anemia e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Fonte:Doutissima"



Então você pode ao invés de usar meia ameixa, aumentar para um ameixa inteira para cada docinho, fica menos calórico ainda.

Espero que apreciem esta receita.

Bom apetite e até a próxima.




















* Veja o porque usar a colher da bambu aqui

Grau de dificuldade: Muito fácil 
Rendimento         : 12 Porções




Imagem: Arquivo pessoal

E ela pergunta: - "Mamãe, existe bolo com creminho zero açucar?"















Se não existe a gente inventa né Bia!

E lá foi a mamãe para mais um desafio, e depois de 3 tentativas, eu posso dizer que ficou muito bom, com a consistência ideal e um sabor levinho. 
Então agora é só compartilhar.

É super rápido e fácil de fazer.

A Bia não acreditava que finalmente estava comendo bolo "com creminho"...rs.

Imagem: Arquivo Pessoal

Ingredientes:
                                                                          
3 Ovos inteiros
3 ½ Xícara de leite desnatado
1 Xícara de fubá mimoso
2 Colheres de sopa de adoçante forno e fogão*
2 Colheres (sopa) de farinha de trigo 
2 Colheres (sopa) de margarina com sal
1 Pacote queijo parmesão ralado 50grs
1 Colher (sopa) fermento em pó

* O adoçante você poderá ajustar conforme a marca usada e o seu paladar ok. Na minha ultima receita eu usei o Tal & Qual e na anterior usei o Linea Sucralose que na minha opinião adoça mais do que a primeira opção.





Preparo:

Bata todos ingredientes no liquidificador por 30 segundos (exceto o fermento).

Desligue o liquidificador e adicione o fermento.
Bata por mais 5 segundos e esta pronto.
A massa fica bem liquida.

Para a foto acima eu coloquei em uma forma quadrada de 22cm, mas também pode ser em forma redonda, forma com buraco no meio, etc... quanto mais alta a forma, mais aparece a divisão do creme com o bolo.


Imagem: Arquivo Pessoal
Segredinho que eu só conto para vocês: 

Não deixe dourar muito... retire do forno assim que espetar com o palito e ver que não esta cru.

Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.

Será que a Bia gostou galera?... rs.


Gostou da receita? Então compartilhe, nos siga e deixe seu e-mail para receber as novidades.

Um grande abraço e até a próxima!





Imagem: Arquivo pessoal

Os cuidados com a saúde não saem de férias e para manter o equilíbrio entre o prazer das férias e o diabetes nós procuramos tomar alguns cuidados: 







Nossos verões tem sido cada vez melhores pois temos buscado no dia a dia cada vez mais informações para viver em harmonia com o diabetes. Uma coisa é certa: a disciplina não pode tirar férias e para evitar falhas planejamos nossas férias sempre com antecedência e conscientes das importância de focar nas necessidades da Bia em relação ao diabetes. Nosso olhar esta sempre atento para: 


1) O Cinto de Segurança: 

Normalmente quando falamos em passeio ou viagem a primeira reação é de euforia e a comemoração já começa no carro. Para que nossa viagem seja segura, não basta que o carro esteja em ordem, é necessário também que os passageiros observem as leis para segurança no transito.
A Bia esta crescendo e recentemente trocamos o seu cinto de cadeirinha pelo assento de elevação, ideal para seu peso e idade.

Aqui você pode conferir as recomendações do Detran:

Imagem: Dretran




2) Proteção da pele:

Boa parte dos brasileiros estão com carência de vitamina D, que é o meu caso e do meu marido, mas felizmente não é o caso da Bia. Sabemos que o sol na dose certa faz muito bem, mas que também requer alguns cuidados: 


1) Evitar a exposição ao sol das 10:00 as 16:00 horas;

2) Usar protetor solar (recomenda-se a aplicação 15 minutos antes da exposição ao sol e 30 minutos antes da imersão na água);

3) Usar chapéu ou boné;

4) Procurar manter-se mais na sombra: de uma árvore, de guarda-sol, etc.

5) Hidratar a pele após o banho.






3) Alimentação:

Quando estamos em lazer, nos distraímos facilmente e muitas vezes acabamos adiando o horário do lanche ou das refeições mas para quem tem diabetes isso pode ser muito perigoso.

A alimentação é um dos fatores mais importante na manutenção da imunidade e ajuda a evitar aquelas doenças que acabam causando a oscilação na glicemia. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, evitar alimentos gordurosos para viver bem com o colesterol  e consumir muito liquido, em especial água e ficar sempre de olho no rótulos dos alimentos porque existem alimentos que ser prejudiciais no controle. 
No caso da Bia ficamos muito atentos pois a vontade de brincar costuma ser maior que a de comer e o resultado da falta de alimentação nós já sabemos o que ocasiona: HIPOGLICEMIA.


A danadinha chega a dizer que não esta com fome só para ficar brincando mais um pouquinho e sabendo disso nós não deixamos passar do horário de forma alguma.

Procuro me atentar também as atividade que ela faz, pois isso pode fazer com que a glicemia baixe antes do esperado, por isso capricho no carboidrato nesses momentos. 
Se você tiver dúvida como lidar com essa situação, consulte uma nutricionista para que ele a oriente como reforçar o cardápio sem exageros. 



4) Cuidado com os fungos:

Não podemos esquecer que eles estão por toda parte e quem tem diabetes pode estar mais propensos a desenvolver infecções (principalmente se estiver com dificuldade em controlar a glicemia - a cicatrização pode ficar comprometida), por isso precisamos ficar alertas aos sintomas, pois caso apareçam é importante procurar ajuda médica rapidamente evitar consequências indesejadas.

Dica: Aqui em casa nós sempre examinamos a pele e procuramos por coceiras, marcar avermelhadas, descamação ou prurido na pele. 

A dermatologista nos ensinou a observar também as "dobrinhas", os pés, as mãos, axilas, pescoço, atrás das orelhas, unhas e couro cabeludo. Para não esquecer de nada determinamos que o momento de fazer isso é após o banho e a Bia já até acostumou com isso.











5) Kit emergência sempre a mão: 

Sabemos que para eficácia dos medicamentos, eles devem ser ministrados sempre no horário prescrito, por isso, temos sempre a mão um kit para os cuidados básicos, pois não dá pra confiar que sempre voltaremos para casa no horário necessário. Imprevistos acontecem a todo momento e no começo da convivência com o diabetes nós passamos por situação que não desejamos a ninguém e elas nos serviram de lição. Hoje levamos em uma bolsinha tudo o que podemos precisar usar no caso de emergência:

- Insulina regular e Nph e agulhas reserva;

- Bolsinha com o Glicosímetro (na bolsinha tem manual, algodão, tiras reagentes, lancetas, luvas descartáveis, 2 pirulitos para emergência e anti térmico;


- Soro fisiológico (para lavar os olhos no caso de alguma irritação);

- Hastes flexíveis para limpar ferimentos e curativos para usar se necessário (não podemos correr o risco de colocar algo sujo em ferimentos);

- Bloqueador solar e repelente;

- Termômetro;

- Água

Não se esqueça de manter em local fresco e arejado, principalmente a insulina.


6) Cuidados extras:

Boias e coletes infláveis: Atenção, mesmo que contenham selo de segurança do INMETRO, não asseguram que acidentes não poderão acontecer. Por serem infláveis podem esvaziar por diversos motivos: abrir acidentalmente e soltar o ar, furar com um objeto pontudo, uma pulseira ou até uma lasquinha de unha ou esvaziar devido ao excesso de movimentos.


Chinelos: Na beira de uma piscina sempre existe o risco de escorregar e se machucar, na praia existe o queimar a sola dos pés ou de pisar em algo que machuque, por isso não dispensamos os chinelos.

Identificação sobre o diabetes: você nunca sabe quando uma pessoa com diabetes pode desmaiar e também não tem a garantia que terá sempre alguém por perto para prestar socorro que saiba do diabetes, então o melhor é sempre manter uma identificação no pescoço em forma de corrente ou cordão ou no braço através de pulseiras.

Supervisão: Os pediatras sempre recomendam: crianças sempre devem ser supervisionadas por adultos, especialmente os maiores que muitas vezes se sentem seguros demais e companhia de outros da sua idade.

Essa é a nossa rotina para garantir que as férias ou até mesmo um passeio no final de semana seja tranquilo. Se você tiver alguma dica, deixe seu comentário, vai ser um prazer poder conhecer e compartilhar com outras pessoas.

Boas férias para você e sua família.

Até a próxima!