Imagem: Blog Ministério da sáude 
Um dia desses fizemos um mutirão para doar sangue para um amigo querido que estava hospitalizado e a Bia me perguntou se poderia doar também.
Na hora da pressa eu que não tinha certeza da resposta, achei melhor responder que ela era muito pequena para isso, mas ficou a duvida: será que quando ela for maior, se quiser ela poderá ser doadora?







Doação de sangue:

Conforme a Fundação Pró-Sangue, diabético que não pode doar sangue é apenas os insulino-dependente, ou seja, pessoas que necessitam de insulina para manter seu metabolismo de açucar no sangue próximo da normalidade. 

A fundação explica que como esses pacientes costumam ter importantes alterações do sistema cardiovascular, caso doem sangue, durante ou logo após a doação o diabético poderá apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde. A glicemia pode até ser mantida sob controle durante a doação, mas no diabético a recuperação dos vasos sanguíneos ao volume de sangue retirado é lento e ele pode ter uma queda brusca da pressão arterial e muito mal estar, além do risco de perder a consciência.

Se você quiser saber mais condições que impedem a doação de sangue, clique no link Quem não pode doar e saiba mais.

Doação de medula-óssea:

O Instituito Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA informa que para ser doador basta ter de 18 a 55 anos, gozar de boa saúde e não ter doença infecciosa e incapacitante. Não há restrição para diabéticos, mas existe uma bateria de exames que são feitos para triagem do doador.

Para maiores informações, clique aqui


Doação de Orgãos:

Imagem: Google

A Associação Brasileira de Transplante de Orgãos tem estudado receber orgãos dos chamados doadores limítrofes: diabéticos, hipertensos, asmáticos e portadores de outras patologias.

O orgão doado deverá estar em boas condições e sem nenhum comprometimento e o receptor deve ser consultado se aceita ou não o orgão do diabético.

Entenda um pouco mais sobre doação de orgãos e tecidos aqui.

Você que tem vontade de distribuir amor em forma de doação não se esqueça: para que você tenha condições de doar algo para alguém, você precisa se cuidar, se amar e respeitar os limites e necessidades do seu corpo se mantendo em harmonia com o diabetes.


Imagem: Campanha SUS
Se você não puder ser um doador de sangue, orgãos ou medula ossea, que seja um colaborador dessas causas, conscientizando, divulgando, intercedendo ou sendo um incentivador destas ações.

Pense nisso e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário