Imagem: Google |
O problema é que quando falamos do nosso corpo, o conteúdo do conhecimento não é algo pronto, algo que esteja disponível em prateleiras para ser comprado.
O seu conteúdo é único e isso ocorre em função da sua genética que pode fazer com que você desenvolva alergia, intolerância, dificuldade de digestão com alguns alimentos, sensibilidade a algum produtos e uma série de particularidades que é só sua e que você vai se adaptando com o tempo e a convivência.
Mas como chegar a um conteúdo de qualidade, eficaz e que contribua para sua qualidade de vida?
A minha resposta é: se conhecendo melhor.
Em uma empresa, quando um consultor é contratado para identificar um problema, o que ele faz?
Ele passa a conviver com o dia a dia da empresa e passa a anotar tudo.
Anotando, temos a oportunidade de estudar, avaliar e com a ajuda de outras pessoas, podemos passar a entender algo que para nós talvez não fizesse sentido.
Se você não tem o hábito de anotar sua rotina, faça uma experiência: tire 30 dias para anotar tudo: refeições, remédios e horários da ministração, as sobremesas, os lanchinhos, o horário de aplicação de insulina e a quantidade, as indisposições devido a condições que não dependem de você (Exemplo: tempo seco, choque térmico, etc) as mudanças na rotina como horários de dormir e acordar, os cochilos (quando ocorrem), as chateações, o stress, etc.
Use essas anotações em suas visitas ao médico, ao nutricionista, ao oftalmologista e a outros profissionais que participem dos cuidados com a sua saúde.
Nós descobrimos muita coisa com nossas anotações e chegamos a ajudamos os profissionais a cuidarem melhora da nossa pequena.
Um exemplo é a mudança na rotina do sono: quando a Bia esta estudando ela acorda as 06:00 e dorme as 21:00, mas se ela dormir mais tarde, no dia seguinte o organismo dela reage e a glicemia fica ligeiramente alterada.
E você que já tem diabetes a alguns tempo e não consegue manter os índices sob controle ou você que descobriu o diabetes a pouco tempo e tem tantas dúvidas que são comum nesse inicio, se habitue desde cedo a anotar tudo e logo, logo conhecerá seu corpo mais do que imagina.
Imagem: Arquivo pessoal |
Fique zen e até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário