Durante alguns meses, após a Bia ter iniciado as aulas, por volta do dia 1 ao dia 10, todo santo mês, uma "bendita" gripe vinha atormentar vida da nossa pequena.

A glicemia ficava alta...eu queimava o excedente e ficava um sobe e desde durante uns dois a três dias e não tinha jeito, lá íamos fazer uma visita a pediatra e eram prescritos antibióticos, inalação e corticoide.

Durante uns 6 meses passamos pela mesma situação e um belo dia eu disse que não queria mais que ela ficasse tomando esse monte de remédios todos mês e procurei cuidar da gripe naturalmente em casa com cházinhos.

Inalação, muito soro nas narinas e tudo o mais natural possível para evitar medicamentos industrializados.

Um dia desses, por volta das 04:00 da manhã, veio um febrão de quase 40 graus. Dei algumas gotinhas de anti-térmico e banho morno para melhorar. Durante o dia procurei fazer inalação e não voltou a febre e ela passou o dia bem, mas quando chegou a madrugada, por volta das 04:30 voltou o febrão novamente.


No dia seguinte comentei com a minha irmã que é massoterapeuta e ela me disse que provavelmente era algum problema ligado ao pulmão, em função do horário (com base na medicina chinesa)  e me mostrou uma tabelinha chamada de relógio do corpo.


Orgãos e horário de maior atividade

Por fim, no terceiro dia, como a febre continuava aparecendo no mesmo horário, tivemos que ir a Pediatra e eu comentei com a ela sobre os sintomas. Ela examinou a Bia e pediu uma radiografia e foi confirmado que o pulmão estava bastante congestionado (Por isso é sempre bom observar o horário da febre conforme o relóginho acima - funciona viu!).
Infelizmente foi inevitável a ministração de medicação e conversando sobre essa fragilidade dela, todo mês com as gripes, a médica resolveu prescrever vitamina C (acido ascórbico) durante dois meses e pediu que eu reforçasse o cardápio com alimentos com alto índice da vitamina, desde que não comprometesse a glicemia. A ajuda da nutricionista foi fundamental neste caso.

Hoje já fazem mais de 4 meses que ela não pega gripe e
esta com a pele mais bonita.
Enriquecer o cardápio com alimentos que fortalecem a imunidade, afim de aumentar a defesa do organismo contra invasores, vírus e bactérias foi muito importante.

Foi a época em que ouviamos falar que suco da laranja era sinônimo de vitamina C, Veja abaixo a relação da quantidade de vitamina C nos alimentos e aproveite para turbinar o seu cardápio (sempre seguindo a orientação do seu médico ou nutricionista): 





" Razões para cobiçarmos a vitamina não faltam. Para começar, é popular por agir na proliferação dos glóbulos brancos do sangue (linfócitos), turbinando a resposta imunológica quando a resistência deixa a desejar. “Melhora a capacidade de defesa contrainfecções, proliferação das células tumorais e controle de processos alérgicos”, enumera Elaine Rocha de Pádua, nutricionista e diretora da DNA Nutri (SP). A vitamina C ajuda, ainda, na absorção do ferro, importante para a ação dos glóbulos vermelhos. De fato, eles não integram o sistema imune, mas garantem oxigênio para que todas as outras células aguentem firme e forte. Até para quem vive à beira de um ataque de nervos a tal vitamina funciona como antídoto. Sabe-se que em fases de tensão máxima os estoques da substância na glândulas suprarrenais (localizadas acima dos rins) despencam. E o ácido ascórbico é justamente quem ajuda a regular as reservas do hormônio adrenalina nas glândulas dando um chega pra lá na ansiedade e no estresse. A vitamina também colabora na produção de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e norepinefrina, relacionados ao controle do humor."

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/o-que-a-fruta-vermelha-tem/259/

Espero que estas dicas possam te ajudar também. 
Um abraço, saúde e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário