Imagem: Arquivo Pessoal - retorno das aulas |
O diabetes é uma doença caracterizada pela deficiência na produção e/ou ação da insulina no corpo, sendo que:
No diabetes tipo 1 ocorre a destruição autoimune das células produtoras de insulina e seu diagnóstico costuma ocorrer durante a infância ou adolescência e mais raramente em outras faixas etárias.
No diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, porém há incapacidade de absorção. É mais comum em pessoas acima dos 40 anos, normalmente sedentárias, acima do peso ou que não mantém hábitos saudáveis, porém nos últimos anos isso tem ocorrido também com pessoas mais jovens.
A partir do momento que identificamos qual o tipo de diabetes, iniciamos uma nova caminhada, onde muitos chamam de "Lua de Mel com o Diabetes".
Por mais que você acredite que conheça sobre o diabetes, você vai se surpreender ao passar a conviver com esta doença.
A informação precisa fazer parte de nossas vidas, pois quanto mais nos conhecemos sobre a doença, a dieta, a medicação e as consequências, melhor iremos administrar tudo isso em nosso dia a dia.
Mas vou te contar algo que também é muito importante: Não basta você entender sobre o diabetes, você precisa em especial, entender sobre o diabético.
Imagem: Arquivo pessoal - furando o dedinho |
Conviver com o diabetes não é fácil e apesar de todos os avanços da medicina, ainda não existe a cura e essa informação pode mexer muito com a cabeça das pessoas.
Amor, carinho, com certeza são ingredientes que não irão faltar no seu lar, mas coloque também uma pitadinha a mais de paciência, um pouco mais de atenção, prolongue as conversas, se atente aos sinais e as reclamações que muitas vezes os lábios não dizem, mas que os olhos não poderão esconder de você.
Em alguns momentos o coração pode ficar triste, apertado e são nessas horas que ter pessoas que se te entendem pode fazer a diferença.
Imagem: Arquivo Pessoal - auto-aplicação |
É um longo caminho mas com o tempo, você passará a conhecer o que fragiliza o paciente, o que o deixa forte e vai passar e em alguns momentos você vai até arriscar através de um olhar a saber como ele esta se sentindo.
Hoje os médicos se impressionam como eu e a Bia temos uma sintonia boa, e só temos que agradecer a Deus por isso, mas sabemos que não foi fácil, mas que vale muito a pena.
Convivemos com pessoas que tem histórias lindas pra contar e com elas aprendemos um pouquinho mais a cada dia, sobre falar abertamente sobre o diabetes, sobre as vontades, os sonhos e sobre compartilhar com as pessoas o que nos faz bem.
Acreditar que você pode fazer a diferença, vai te dar a oportunidade de contribuir mais do que você imagina.
Invista nisso!
Você pode, você consegue!
Um abraço a todos e até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário